O curso

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Concepção do Curso

A estrutura curricular do Curso de História foi elaborada a fim de permitir ao aluno uma visão global, integral, sistematizada, plural e em permanente mudança. A função da História é fornecer explicações para a sociedade sobre suas origens, bem como sobre as transformações, rupturas e permanências em diferentes relações espaço-temporais. 

Em termos espaciais, a história pode ser estudada segundo os níveis micro e macro de análise, alcançando o geral a partir do local, ou vice-versa mantendo o diálogo interdisciplinar. No Curso de História, valorizamos e incentivamos o estudo e a pesquisa da história local e regional, para, por meio dela, compreender os “grandes processos” históricos e seus desdobramentos. Em termos temporais, sabemos que o tempo histórico avança em diferentes ritmos: o das estruturas (longa duração), o das conjunturas (média duração) e o dos acontecimentos (curta duração).

 Ao longo do curso, serão discutidos os usos da história e o papel do historiador como um profissional comprometido com os referenciais teóricos e o método, sem a pretensão ingênua da imparcialidade, mas com o controle de sua subjetividade, comprometido com a função social da História.

O conteúdo pedagógico é desenvolvido na perspectiva do ser humano integral. Os futuros licenciados devem ser capazes de agir criativamente a fim de promover os métodos mais adequados para cada realidade.

Sendo assim, o Curso de História pretende proporcionar ao acadêmico a formação específica no conhecimento histórico e sua capacitação didática, para lecionar História na educação básica, além da competência de atuar como um agente na disseminação da educação histórica, conduzindo esse saber para a preservação dos bens materiais e imateriais.

Objetivos

A formação do licenciado em História será para o exercício da docência nos anos finais do Ensino Fundamental, no Ensino Médio e nas respectivas modalidades de Educação (Educação de Jovens e Adultos, Educação Profissional e Tecnológica e Educação a Distância), bem como nas áreas nas quais sejam previstos conhecimentos relativos à história: preservação do patrimônio material e imaterial, assessoria em entidades públicas e privadas nos setores culturais, artísticos, turísticos (Diretriz Curricular Nacional – DCN/2001 e resolução nº 2/2015).

O licenciado será capaz de identificar, analisar e pesquisar o contexto do qual emergem os estudos sobre cidadania, direitos humanos, etnia, diversidade e relações de gênero e de poder, bem como o significado histórico desses conceitos, para promover o debate sobre as diferenças; compreender que o objeto do ensino de História é constituído de tradições diversas, símbolos e representações que possuem uma historicidade. Além disso, estará habilitado para pesquisar e difundir o conhecimento sobre a história local, a regional e sua interface com a história global em suas diferentes escalas, espaciais e temporais, em diferentes espaços, como escolas, museus, arquivos, mídias e outros.

Matriz Curricular