Docentes

Publicações realizadas pelos docentes do curso de História, disponibilizadas online. Para acessar as produções, clicar no ícone

DocenteTítulo
Andrea Helena Petry Rahmeier – (Tese) Relações diplomáticas e militares entre a Alemanha e o Brasil: da proximidade ao rompimento (1937-1942)

– As relações diplomáticas entre Alemanha e Brasil, no período de 1937 a 1942
– As relações diplomáticas entre Brasil e Alemanha em 1939 no alvorecer da II Guerra Mundial
– Relações Diplomáticas e Militares, entre Alemanha e Brasil, de 1937 a 1942
– 1942 – Brasil corta relações diplomáticas e declara Guerra a Alemanha. Como isto aconteceu?
– Relações diplomáticas entre Alemanha e Brasil – dezembro de 1937 a julho de 1939
– Tempo histórico – como trabalhar?
Dalva Neraci Reinheimer– História oral e memória: os caminhos de uma pesquisa em História
– Ciranda Musical Teuto-rio-grandense: Relações interétnicas através da música
Daniel Luciano Gevehr
Doris Rejane Fernandes
Elaine Smaniotto– (Dissertação) Relações de gênero entre populações indígenas nômades do Chaco: Abipón, Mocovi, Toba, Payaguá e Mbayá século XVIII
– O passado presente na casa da família Linden
– História oral e memória: os caminhos de uma pesquisa em História
– A figura feminina na Ciranda Musical Teuto-Rio-Grandense de Taquara (1972 – 1996)
– Museu e escola: Espaços fundamentais para a formação de sujeitos conscientes
– Ser mulher afro-brasileira na contemporaneidade: Literatura, Política, Arte, Esporte e Cotidiano
– Sentindo o racismo: Vivências de discriminação racial nos Vales do Paranhana e do Sinos e suas proximidades
– A participação afro na Ciranda Musical Teuto-Rio-Grandense de Taquara (1972 – 1996)
– Olhares sobre o Brasil (1946 – 2016)
– Ciranda Musical Teuto-rio-grandense: Relações interétnicas através da música
Sandra Cristina Donner – (Tese) História local, memória e ofício do historiador entre Raízes e marcas do tempo (1990-2012)
– História Local: discutindo conceitos e pensando na prática. O histórico das produções no Brasil
– Processos de patrimonialização na atualidade. Um estudo de caso: “Igrejinha” Martin Luther.
– Fundamentos filosófico-históricos da proposta dos Institutos Federais de Educação
– História Local: uma busca sobre possibilidades conceituais e teóricas
– Políticas públicas municipais de memória e os usos da história: uma análise de caso
– A imigração alemã no litoral norte/RS: discursos sobre etnicidade e memória
– Quem escreve a História? Um estudo historiográfico do projeto Raízes sob as lentes da cultura histórica